Eliana Estrela em Brasilia,participa de sanção da lei que institui Programa Escola em Tempo Integral

No Ceará, mais de 70% da rede escolar funciona em tempo integral.

Eliana Estrela em Brasilia,participa de sanção da lei que institui Programa Escola em Tempo Integral

Jornalismo sério, com veracidade.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp/faceboock, Twitter, Telegram.

A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, esteve, na última segunda-feira dia 31, em Brasília, participando da solenidade de sanção da lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral. O programa criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), prevê R$ 4 bilhões de investimento para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

“Esta é mais uma grande ação do Governo Federal que vai promover mais avanços na educação pública e garantir mais desenvolvimento e oportunidades para os estudantes brasileiros. Parabéns ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao presidente Lula por esta importante política que vai transformar a educação brasileira”, disse Eliana Estrela, que acompanhou o governador Elmano de Freitas no evento. “Sem oportunidades iguais para todos e todas, não se pode falar em meritocracia. Não se mede o mérito de uma pessoa pela quantidade de dinheiro e privilégios que ela tem. Com oportunidades iguais e acesso à educação pública de qualidade, todos e todas saem lado a lado da linha de partida, em igualdade de condições”, disse. “É com a universalização do acesso à educação pública, e no aprimoramento da qualidade do ensino, que erguemos as bases de uma sociedade mais consciente, mais justa e menos desigual”, ressaltou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o ensino em tempo integral garante uma série de benefícios. Santana citou a maior chance de ingresso nas universidades, a maior taxa de ocupação no mercado e expectativa de remuneração, a redução dos índices de violência na juventude e a redução da evasão, abandono e reprovação escolar. “Um jovem adolescente permanecer na escola o dia inteiro, para mim, é uma das maiores políticas de prevenção que a gente pode fazer, frente às questões da violência e da segurança pública neste país”, destacou Santana. No Ceará, mais de 70% da rede escolar funciona em tempo integral. São 472 unidades escolares com a jornada ampliada, sendo 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 341 EEMTIs, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios. O Governo do Ceará atua para garantir a universalização deste modelo de ensino na rede pública até 2026.

Informações: Ascom Seduc- ce/Franciólli Luciano Jornalista filiado a ACEJI e abraji registro profissional MTB Nº 0003901/escritor cineasta e dramaturgo.

Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.

PUBLICIDADE: