Em Crato, teve inicio na última quinta feira dia 5 o XVI encontro mestres do mundo no centro cultural do cariri Sérvulo Esmeraldo
O encontroa acontece de quinta feira dia 5, a domingo dia 7 e celebra os saberes dos guardiões da memória do ceara e promovendo a valorização dos ciclos de vida da natureza.
Agradecemos aos nossos inscritos e pedimos a você que chega por aqui agora, para se inscrever e compartilhar esta notícia, nosso trabalho jornalístico é de realmente dar voz e vez a todos, a conclusão quem faz é você.
Com mais de 30 atividades, a iniciativa de reconhecimento e valorização das manifestações e expressões da cultura popular cearense acontece de 5 a 7 de dezembro, no Centro Cultural do Cariri, de forma gratuita e aberta ao público. Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo será terreiro do XVI Encontro Mestres do Mundo, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Com mais de 30 atividades, a programação integra as práticas dos saberes e fazeres ancestrais de mestres e mestras da cultura, comunidades tradicionais, culturas indígenas e afro-brasileiras. Em sua 16ª edição, o evento conecta-se à pluralidade dos guardiões e guardiãs das sabedorias populares e das tradições cearenses, pela perspectiva de seus saberes e fazeres relacionados aos ciclos de vida da natureza, evidenciando os impactos das mudanças climáticas no contexto local, regional e global. Três dias de uma jornada em que o público irá desbravar a celebração e o compartilhamento de vivências que atravessam gerações e nos guiam ante o futuro. Reunindo práticas ancestrais tradicionais vivas e resistentes em constante diálogo com a contemporaneidade. A programação será composta por rodas de saberes, homenagens, terreiradas, oficinas, shows musicais, mesas temáticas, feiras da economia criativa e solidária, além do Simpósio de Patrimônio Imaterial em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), e o tradicional cortejo de abertura que abraça as diversas manifestações dos Tesouros Vivos. Nossa reportagem conversou com mestre expedito, que muito gentilmente nos concedeu entrevista destacando a importância de participar de um evento de tamanha expressão. O encontro também propõe reafirmar a cultura popular tradicional como resposta aos desafios atuais, atuando na construção de novos caminhos, nos quais conhecimentos ancestrais e práticas inovadoras juntam forças para contribuir com a resistência cultural e ambiental. Participam do evento a secretaria de cultura do estado do Ceará Luisa Cela e Fabiano Piúba Secretário de Formação, do Livro e Leitura do Ministério da cultura.
Franciolli Luciano jornalista filiado a asseji e abraji registro profissional MTB nº 0003901.
Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site
PUBLICIDADE: