Preso ex-secretário de cultura de Nova Olinda acusado da prática da Rachadinha

William Fagner Alves, ou William Luxo estava sendo investigado pelo ministério público, pela prática de "Rachadinha".

Antes, porém, se inscreva, dê seu like, compartilhar esta notícia, nosso trabalho jornalístico é realmente dar voz e vez a todos, a conclusão quem faz é você que nos assiste, vamos à notícia.

A Polícia Civil do Estado do Ceará cumpriu na manhã da última terça-feira dia 17, em Nova Olinda no cariri cearense, mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, contra o ex-secretário de Cultura do município, Willyan Fagner Alves de Matos, de nome social Willyan Luxo. A prisão se deu por conta de investigação criminal sobre delitos contra a administração pública, conforme os artigos 312 e seguintes do Código Penal. Durante o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidos vários documentos entre outros equipamentos eletrônicos. Willyan Luxo foi levado preso à Delegacia Municipal de Nova Olinda-CE, quando de lá levado para a cadeia do Juazeiro do   Norte. Em seguida, após as formalidades, foi transferido para a Cadeia Pública de Juazeiro do Norte-CE. A prisão foi expedida pelo juízo do 1º Núcleo de Custódia de Juazeiro do Norte-CE. Em junho de 2024, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) anunciou a instauração de um inquérito civil público para apurar a possível prática de “Rachadinha” na Secretaria de Cultura de Nova Olinda, referente aos anos de 2021, 2022 e 2023. Após o início das investigações, o ex-secretário pediu exoneração do cargo. A “Rachadinha” é um tipo de desvio de dinheiro público, no qual o servidor é cooptado para devolver uma parte de seu salário ao político que o contratou. Willyan era contratado pela prefeitura de Nova Olinda, por tanto cabe aos investigadores apresentarem quem o contratou e segundo informações legais dois funcionários da referida secretaria, fizeram a denuncia do crime. Vale ressaltar que o político ou servidor público que consentir esta prática delituosa serão enquadrados nos crimes de peculato, concussão e corrupção passiva. Desculpem a ignorância, mas, quem contratou o senhor Willyan Fagner Alves de Matos como secretário de cultura de Nova Olinda? Quem teria junto ao ex-secretário de cultura de Nova Olinda, praticado este crime? Seja quem for em breve estará fazendo companhia ao Luxo.

Informações da policia civil/Franciolli Luciano Jornalista filiado a ACEJI e abraji registro profissional MTB Nº 0003901.

Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.

PUBLICIDADE: