Seduc divulga resultados do Spaece Ensino Fundamental dos municípios da região do cariri
Secretária de educação do estado Eliana Estrela apresentou os resultados do ESPAECE do ensino fundamental da região do cariri na CRED 18 em Crato na última segunda feira dia 3.
Jornalismo sério, com veracidade.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp/faceboock, Twitter, Telegram.
Os 28 municípios da Região do Cariri conseguiram garantir a estabilidade na alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental mesmo diante dos impactos da Covid-19 nas redes de ensino, segundo os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece)aplicado em 2022. Os resultados da primeira avaliação realizada após a pandemia foram divulgados, na última segunda-feira dia 3, às 15h, pela secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela. Os dados traçam um panorama da educação nos municípios caririenses após os três anos de pandemia, que repercutiu no processo de aprendizagem das crianças que iniciavam a escolarização ou davam seguimento ao Ensino Fundamental. Esta edição do Spaece foi realizada, em novembro do ano passado, após a aplicação de uma avaliação diagnóstica, no início de 2022, para identificar o desempenho dos alunos após o período pandêmico. O Spaece demonstrou que todos os 28 municípios caririenses mantiveram as crianças alfabetizadas no término do 2º ano. No total, 23 deles encontram-se no padrão desejável de aprendizagem, número que aproxima a região aos patamares anteriores à pandemia. No início de 2022, apenas dois municípios (Tarrafas e Granjeiro) obtiveram o proficiência média suficiente. Após fazer uma explanação completa sobre o quadro da educação, a secretária Eliana Estrela respondeu o s questionamentos dos repórteres na coletiva realizada no auditório do crede 18 em crato na última segunda feira dia 3. A secretária Eliana, falou sobre o entendimento de tempo integral na escola e sobre o investimento que o governador Elmano fará neste sentido. Quanto à reclamação da deficiência do transporte escolar reclamado por alguns pais de alunos de alguns municípios do cariri, a secretaria acredita que este fator não influenciou em alguns pontoa serem superados em breve, mas sim o período pandêmico, que impossibilitou as aulas presenciais. Já com relação aos resultados positivos apresentados por algumas unidade escolares, a secretária Eliana Estrela, atribui ao trabalho da equipe das unidades que acompanham e monitoram os alunos nos seus desempenhos. A secretária Eliana Estrela, atribuiu o sucesso do sistema escolar ao investimento feito pelo governo do estado e pela credibilidade dos pais dos alunos no ensino público do estado, destacando 16 alunos aprovados para medicina, curso que tem a maior média de exigência para aprovação.
Informações: assessoria de Comunicação da Seduc/Franciólli Luciano Jornalista filiado a ACEJI e abraji registro profissional MTB Nº 0003901/escritor cineasta e dramaturgo.
Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.
PUBLICIDADE: