Sesc Iguatu promove festival de sanfonas valorizando as tradições

DESTAQUE PARA OS GRANDES FORROZEIROS DO FORRÓ RAIZ COMO BAIÃO, XOTE, XAXADO QUE REPRESENTAM A MUSICALIDADE REGIONAL.

Jornalismo sério, com veracidade.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp/faceboock, Twitter, Telegram.

O Festival de Sanfonas do Serviço Social do Comércio (Sesc) Iguatu, que teve início no último sábado, 3, e segue até o próximo dia 22 de junho, está se consolidando como um importante evento de divulgação e celebração da música regional. Com o toque das matrizes do forró, a partir da sanfona e com a presença marcante do triângulo e zabumba, o evento, que chega a sua quinta edição neste ano, busca reafirmar e valorizar uma das manifestações culturais mais fortes e representativas na área de abrangência da Unidade. Iniciado em 2019, o projeto tem como objetivo principal valorizar a linguagem da música por meio dos instrumentos que simbolizam o coletivo imaginário da região Nordeste. Além disso, o festival busca promover a mobilização dos sanfoneiros e acordeonistas em conexão com o tradicional forró pé-de-serra, xaxado e baião, permitindo a interação e o contato do público com uma programação cultural regional. "Uma das propostas do evento é proporcionar o encontro e o contato direto com as sanfonas, zabumbas e triângulos, bem como promover o intercâmbio entre os acordeonistas, valorizando as diversas gerações de músicos ligados a esse instrumento icônico", explica o supervisor de cultura do Sesc Iguatu, Yuri Guedes de Lavor. Além das apresentações com renomados artistas, o público terá a oportunidade de mergulhar na rica cultura dos sanfoneiros e sanfoneiras ao acompanhar a exposição "História e Memória das Sanfonas e dos Sanfoneiros/as", também naquela unidade. Para o ano de 2023, a proposta do festival é ampliar o alcance dos artistas e do público atingido, levando a programação não apenas à Unidade Sesc Iguatu, mas também estendendo a localidades como Alto Santo e Várzea Alegre, nas regiões do Vale do Jaguaribe e Centro-Sul, respectivamente. 

O festival irá até o dia 22 com apresentação do Sanfoneiro Paulo Cascavel e trio de forró

Local: Sesc Iguatu.

Informações: Pery Negreiros Assessor de Comunicação/SescCE /Franciolli Luciano Jornalista filiado a ACEJI e abraji registro profissional MTB Nº 0003901/escritor cineasta e dramaturgo.

Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.

PUBLICIDADE: